Impotência assusta homens com câncer de próstata
Um levantamento aponta que, em cada dez homens com câncer de próstata, um recusa o tratamento cirúrgico, com receio de ficar sexualmente impotente. O estudo foi realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octávio Frias de Oliveira (Icesp). Ao recusar a intervenção cirúrgica, resta ao paciente submeter-se a outros tipos de tratamentos disponíveis, mais demorados e com efeitos colaterais.
A possibilidade de disfunção erétil após a cirurgia radical da próstata existe, mas varia conforme a idade. Segundo o médico responsável pelo estudo, Marcos Francisco Dall'Oglio, do ambulatório de Urologia do Icesp, pacientes com até 60 anos de idade têm cerca de 70% de chances de não sofrerem qualquer problema de disfunção sexual. Contudo, acima dos 70 anos, a probabilidade de ter a sequela pode chegar a 90%.
Quase meio milhão de novos casos de câncer em 2010
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 489.270 novos casos de tumores devam ser registrados no Brasil durante o ano de 2010. Para chegar ao número, os especialistas usaram a projeção populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com informações de diversas bases, como o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e dos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP).